Poluição do ar, fumaça, excesso de Sol, mudanças no clima… como a nossa pele sofre.
E apenas o protetor solar não basta! A parte mais externa da nossa pele fica cheia de células mortas que precisam ser trocadas.
Renovação das células da pele?
Assim como todo o nosso corpo, a pele tem um metabolismo único, que renova as nossas células. Esse ciclo acontece durante toda a nossa vida, em média a cada 28 dias. Mas, quando passamos dos 25 anos de idade, essa troca vai ficando mais lenta. Chega a levar até 40 dias.
Com o passar dos anos, as células também perdem colágeno, uma proteína responsável por dar elasticidade, firmeza e hidratação às células. Portanto, é principalmente após os 25 que os cuidados com a pele devem ser intensificados.
Como funciona a pele
A pele tem três as camadas: a hipoderme, mais interna e que protege nossos órgãos internos; a derme, que age com um transmissor de nutrientes; e a camada mais externa, a epiderme.
A camada que mais sofre com a ação externa, como a poluição e a exposição direta ao Sol é a epiderme. É nela que fica a maior parte das células mortas da pele. Esse acúmulo de células mortas facilita o surgimento de cravos e acnes, bloqueia os portos e interfere até na circulação de nutrientes entre as células.
Como renovar as células da pele?
Se a epiderme é a parte que fica mais em contato com o ambiente, o rosto é a parte que precisa de mais cuidados por estar exposto ao meio externo 24 horas por dia.
A boa notícia é que esse é exatamente o tecido que mais pode ser beneficiado quando vamos renovar as células da pele . Há produtos e práticas simples e fáceis para que você deixe seu rosto limpo, leve e com a pele novinha em folha.
Limpeza da pele
O primeiro passo para renovar as células da pele cuidar da limpeza do seu rosto. Na hora de lavar, nunca use água quente. Prefira água morna ou fria. Isso vai ajudar você a não danificar outras células da sua pele.
A escolha do sabonete também faz diferença. Identifique que tipo de pele é a sua e use um adequado para o seu rosto. Por exemplo, para peles ressecadas, as espumas hidratantes são mais indicadas. Já no caso de peles oleosas, as opções adstringentes — produtos que contraem a pele e reduzem a secreção de mucosa.
Para finalizar, lembre-se sempre que a limpeza não termina na água com sabão. Sempre vão ficar partículas bem pequenas de sujeira que se fixam na pele ao longo do dia. Use um tônico ou água micelar para fazer uma limpeza bem profunda no seu rosto.
Esfoliação
Uma das etapas mais importantes para remover a camada de pele mais desgastada é a esfoliação.
A esfoliação pode ser feita por dois métodos: física, feita pelo atrito provocado por produtos que contém pequenas partículas; ou química, através de produtos que afinam essa camada mais externa da pele, como os ácidos glicólico e salicílico.
Após a esfoliação, a camada com células mortas é substituída por células novas, mais hidratadas e fortes. Contudo, essa camada mais rejuvenescida da pele precisa de cuidados. Então, não se esqueça do hidratante e do protetor solar.
E, assim como todos os produtos dermatológicos, cada tipo de pele precisa de um procedimento diferente. Peles oleosas podem receber esfoliações até duas vezes por semana; peles normais, semanalmente; e peles secas ou atópicas, quinzenalmente.
Dieta saudável
Tão importante quanto cuidar das camadas externas da pele, é o cuidado com a derme e a hipoderme. E para fortalecer essas camadas, é essencial ter uma dieta adequada.
Apenas por meio de uma boa alimentação, é possível acelerar o metabolismo celular e eliminar mais rapidamente as células que prejudicam a saúde da nossa pele.
Como sempre, vegetais e frutas estão no topo da lista. Alimentos ricos em vitamina B (ameixa, banana, couve, espinafre), betacarotenos (cenoura, abóbora, acerola) e antioxidantes (laranja, goiaba, nozes) são opções que devem estar sempre no seu menu.
Uma resposta
Bom dia ,
Gostaria de ter conteudos sobre assunto de cuidados faciais .
Obrigada
Nair